Como vender durante 2016 através de e-mail marketing

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Como vender durante 2016 através de e-mail marketing

Com a crise econômica brasileira atual, muitos empresários estão desanimados com as perspectivas de seus negócios em 2016. O que a maioria talvez não saiba é que é possível superar esse momento complicado e conseguir vender seus produtos e serviços em praticamente todos os dias do ano com e-mail marketing.

Com a tão falada crise econômica brasileira atual, muitos empresários estão desanimados com as perspectivas de seus negócios em 2016.

O que a maioria talvez não saiba é que é possível superar esse momento complicado e conseguir vender seus produtos/serviços em praticamente todos os dias do ano.

E uma das maneiras mais eficientes de obter sucesso em seu mercado é através do e-mail marketing.

A aplicação das estratégias corretas dessa ferramenta do marketing digital é capaz de alavancar as vendas de sua empresa, mesmo em momentos de dificuldades econômicas como está acontecendo atualmente no nosso país.

Inicialmente é importante ressaltar que e-mail marketing não tem nada a ver com spam.

A prática de spam consiste no envio de e-mails que a pessoa não solicitou, geralmente em grande quantidade, com ofertas que, na maioria das vezes, não interessam ao destinatário.

Já o e-mail marketing se baseia em uma ou mais listas de e-mails previamente cadastrados, em troca de algum benefício. Nesse caso, a pessoa manifesta o interesse pelo que você tem a oferecer e te concede a autorização para enviar e-mails periódicos com conteúdos e ofertas.

Com isso, você terá um canal direto de comunicação para engajar com seu público-alvo, através do qual construirá um relacionamento sólido e duradouro de confiança e respeito.

Através do envio regular de conteúdo relevante, você irá educar os integrantes de sua lista, conduzindo-os até o momento da compra de seus produtos e serviços.

Mas, como em tudo no marketing digital, o e-mail marketing deve seguir uma estratégia bem elaborada para que os resultados apareçam na forma de aumento de vendas para sua empresa.

Vou descrever agora um conjunto de etapas que, se seguidas corretamente, garantirão excelentes resultados em seus negócios.

1 – Planeje sua Estratégia de E-mail Marketing

Isso não é nenhuma novidade: toda ação empreendedora precisa de um bom planejamento.

Você conseguirá resultados muitos melhores com o e-mail marketing se possuir um plano bem definido de todas as atividades que irá implementar.

E esse plano começa com a definição do público-alvo com o qual pretende se comunicar.

Quem são eles? Do que eles precisam? Quais são as necessidades deles que você pode resolver com seus produtos?

A resposta a essas perguntas ajudará você a criar os conteúdos que serão oferecidos posteriormente.

Você também deve pensar em que tipos de conteúdos deverá oferecer para os vários níveis de leads (clientes em potencial) da sua lista, de acordo com a fase em que se encontram no funil de vendas.

Lembre-se que enquanto algumas pessoas estarão no topo do funil, ainda não sabendo que precisam do seu produto, outras já estarão mais informadas, porém, ainda não decididas a comprar.

Elas precisarão receber conteúdos adequados para percorrer o funil até estarem aptas para a compra.

Portanto, faça seu planejamento e facilite seu trabalho nas próximas etapas.

2 – Crie sua Lista

O sucesso de suas campanhas de e-mail marketing dependem, antes de tudo, de uma boa segmentação de sua lista.

Se você fez o planejamento descrito anteriormente, já deverá ter uma definição clara das características fundamentais de seu público-alvo.

Você será capaz de descrever atributos como faixa etária, sexo, localização e outras características das pessoas com quem pretende se comunicar.

Sendo assim, deverá desenvolver um imã digital para atrair as pessoas corretas para a sua lista.

Esse imã pode ser um e-book, um vídeo, uma apresentação em slide, ou qualquer outro conteúdo que resolva um problema específico dessas pessoas e que esteja em sintonia com os produtos ou serviços de sua área de atuação.

Para ter acesso a esse conteúdo, a pessoa deverá informar o e-mail. Nessa hora, é importante solicitar também o nome, pois assim as comunicações terão um caráter de maior proximidade com seus leads.

Crie uma página caprichada em seu site para a captura dos e-mails, destacando os benefícios de seu conteúdo.

Elabore um título chamativo, preste atenção nas cores dos textos e botões, utilize imagens atraentes e, se possível, coloque depoimentos de pessoas que já se beneficiaram do conteúdo.

Para aumentar o interesse, você pode disponibilizar vídeos com esses depoimentos, pois eles proporcionam ótimos resultados.

A página de captura deverá estar integrada com alguma ferramenta de e-mail marketing, que armazenará os e-mails de seus leads e permitirá que você se comunique com eles depois.

Existem muitas ferramentas no mercado, algumas inclusive com planos gratuitos. A ferramenta que a Agência Onda Forte utiliza é o MailChimp.

Uma vez que a página e o imã digital estejam disponíveis, é hora de divulgá-los.

Se já possui um bom tráfego no seu site ou blog, crie uma área destacada em sua página principal que aponte para a página de captura.

Se você ainda não recebe muitas visitas, precisará fazer alguma coisa para que as pessoas saibam sobre sua empresa e cheguem até ela.

Uma forma de fazer isso é escrever artigos com conteúdo relevante para seu público e otimizá-los com SEO (Search Engine Optimization) para que apareçam nos mecanismos de pesquisa. Veja este artigo sobre SEO.

Outra forma é utilizar plataformas de anúncios como o Adwords do Google e o Facebooks Ads.

Tenha cuidado em segmentar muito bem os anúncios, para que sejam vistos pelas pessoas certas, caso contrário, poderá jogar dinheiro fora.

Concluída essa etapa, é hora de se relacionar com sua lista.

3 – Relacione com Sua Lista

Nessa etapa você começará a obter os resultados de sua estratégia.

O relacionamento com sua lista fará com que seu público conheça melhor sua empresa e seus produtos, gerando autoridade e despertando confiança em você.

Para obter boas taxas de abertura, coloque títulos que chamem a atenção e despertem a curiosidade de seu público.

Utilize uma linguagem que seja adequada ao perfil das pessoas. Utilize números, faça perguntas, estimule a interação.

É importante que você envie conteúdo útil com uma certa regularidade, mas sem exageros, para não cansar sua lista.

Em alguns momentos, quando você sentir que o momento é adequado, faça ofertas, sempre destacando os benefícios que seus produtos e serviços trarão para seu público.

As ferramentas de e-mail marketing possuem recursos de automação que facilitam essas atividades.

Você pode programar campanhas de e-mails que disparam automaticamente as mensagens em vários momentos. Por exemplo:

Quando a pessoa se cadastrar.
Em determinados dias da semana.
Quando ela acessar algum link enviado por você.
Quando comprar determinado produto.
As possibilidades são quase ilimitadas, basta você seguir sua estratégia.

E, para finalizar, outro ponto que é muito importante é a análise das métricas.

4 – Analise os Resultados

A análise das métricas é uma das tarefas mais importantes. Como saber se você está no caminho certo sem medir os resultados?

As ferramentas de e-mail marketing oferecem algumas estatísticas para que você possa verificar os resultados, como a taxa de abertura dos e-mails e a taxa de cliques nos links.

Com esse dados você pode perceber se sua campanha está dando resultados e alterar sua estratégia, caso seja necessário.

É importante testar variações nos elementos das mensagens, como o assunto, textos, imagens e a linguagem utilizada.

Faça testes A/B e encontre a melhor forma de amplificar seus resultados.

A maioria das ferramentas oferecem facilidades para a realização dos testes, indicando a você quais as versões de seus e-mails que conseguiram os melhores resultados.

Use e abuse da tecnologia e faça seus negócios crescerem cada vez mais.

Não espere a crise passar, acredite, construa caminho de sucesso e siga em frente.

Se você está precisando fazer uma campanha de e-mail marketing, não exite em entrar em contato conosco e solicite seu orçamento!

Até a próxima!

Rodrigo Paluma
Rodrigo Paluma
Me chamo Rodrigo Paluma, tenho 37 anos. Sou formado em Tecnologia da Informação pela faculdade Estácio de Sá. Atuei como desenvolvedor em empresas como BNDES, Refinaria de Manguinhos, Comando da Aeronáutica entre outras. Sou um desenvolvedor PHP com habilidades em UI Designer. Realizo a otimização de sites, proporcionando um melhor posicionamento nos resultados dos motores de busca como Google, Yahoo e Bing. Também atuo como Analista de Marketing Digital, gerenciando e monitorando mídias sociais.

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